Lançamento do Avó Sabica 2013


A Casa de Sabicos acabou de lançar uma nova colheita de Avó Sabica.

Com uma produção de apenas 3800 garrafas numeradas, o Avó Sabica 2013 é a terceira colheita deste vinho icónico a ser lançada no mercado, depois dos anos 2004 e 2011.

Apenas produzido em anos excepcionais, o Avó Sabica 2013 resulta das castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet. Estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês e mais de 3 anos em garrafa antes de sair para o mercado.

É um vinho complexo, encorpado, macio, que mantém o mesmo perfil de excelência das colheitas anteriores.

Terroir único

O Avó Sabica é produzido a partir de uvas exclusivamente provenientes da Vinha das Pedras, uma das vinhas da Família que reúne condições extraordinárias para a produção de excelentes massas vínicas.

A par dos solos graníticos pobres, com afloramentos rochosos, a Vinha das Pedras tem uma toalha freática a 3-4 metros de profundidade que conserva a água e proporciona à videira a necessidade hídrica para cumprir corretamente todo o ciclo vegetativo, sobretudo a maturação.

Para a sua plantação, foi necessária a utilização de dinamite para remoção dos afloramentos rochosos, tendo parte dessas pedras sido utilizadas na drenagem de uma linha de água, e as restantes amontoadas em dois grandes montes.

Três anos, três colheitas excepcionais

O primeiro Avó Sabica a ser produzido foi no ano de 2004. Após a construção da nova adega da Casa de Sabicos, e criadas as condições ótimas de vinificação, foi nesse ano confirmada a extraordinária qualidade dos mostos provenientes da Vinha das Pedras.

Uma vez terminada a fermentação dos mostos de 2004, o vinho foi colocado em estágio em barricas novas de carvalho francês, grânulo fino e tosta média plus. A sua evolução em barricas foi acompanhada através de análises físico-químicas e sensoriais. Passado cerca de um ano, depois de estabilizado, o vinho foi engarrafado para mais um estágio em garrafa em câmara climatizada, mantendo-se o mesmo procedimento de controlo de evolução durante cerca de três anos. Com uma edição limitada de garrafas numeradas, o Avó Sabica 2004 foi então lançado no mercado em 2009.

A segunda colheita de Avó Sabica foi a de 2011. Com o mesmo perfil de evolução, foi lançado no mercado em 2016, estando já nessa altura a colheita de 2013 em estágio.

O ano de 2013 foi, seguramente, o que mais se aproximou em todos os passos da evolução do 2004. As caraterísticas aromáticas, o corpo, a suavidade, foram decisivas para que, seis anos depois, não houvesse qualquer dúvida em atribuir a marca Avó Sabica a este grande vinho.

Todos os procedimentos para a produção e controlo de evolução do Avó Sabica são mantidos à semelhança do 2004, e sempre que os padrões de qualidade se desviam desse ano as uvas são usadas para a produção de Casa de Sabicos Reserva.

Imagem: A homenagem à Matriarca da Família

Sendo um vinho de qualidade excepcional, o nome Avó Sabica foi atribuído como homenagem à bisavó dos produtores. Matriarca dos Sabicos, Avó Sabica foi uma senhora à frente do seu tempo. Simples, prática, decidida e cheia de garra, viúva ainda muito jovem, foi com coragem e determinação que a Avó Sabica assegurou, no Alentejo, a gestão de uma Casa Agrícola e a educação dos seus 8 filhos.

O rótulo teria, portanto, que ser simples e especial. A aguarela, pintada pela bisneta da Avó Sabica – Graça, revela disfarçadamente várias figuras, apelando à mãe e aos filhos, entrosadas num todo cromático que transmite o equilíbrio geral do vinho, simultaneamente complexo, rico e elegante, onde todos os componentes podem ser detetados, mas em que nenhum se destaca por si próprio. O lettering, inclinado, sugere a escrita manual de então, como se fosse uma assinatura da própria Avó.

Um vinho único para momentos extraordinários!


© 2017 Criado por MM Digital