Avo Sabica 2013 tinto Net.jpg

 

Avó Sabica

TINTO

O Avó Sabica é um vinho produzido apenas em anos excepcionais, a partir de uvas exclusivamente provenientes de uma vinha com solos graníticos pobres. Para a sua plantação, foi necessária a utilização de dinamite para remoção dos afloramentos rochosos, tendo parte dessas pedras sido utilizadas na drenagem de uma linha de água. Com uma toalha freática a 3-4 metros de profundidade, a conservação da água proporciona à videira a necessidade hídrica para cumprir correctamente todo o ciclo vegetativo, sobretudo a maturação.
 

Após a fermentação conjunta das uvas das castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet em cubas troncocónicas com rigoroso controlo de temperatura, seguem-se cerca de 14 meses de estágio em barricas novas de carvalho francês de 225L, e pelo menos 3 anos de estágio em garrafa em câmara climatizada.

O primeiro Avó Sabica a ser produzido foi da colheita de 2004, seguindo-se 2011 e 2013. Da colheita de 2013 foram produzidas apenas 3800 garrafas numeradas.

O nome Avó Sabica foi atribuído a este vinho de qualidade excepcional como homenagem à matriarca da família, que viveu no séc XIX. À frente do seu tempo, a Avó Sabica era uma senhora simples, prática, decidida e cheia de garra. 

A aguarela original do rótulo, pintada pela bisneta da Avó Sabica - Graça, revela várias figuras, apelando à mãe e aos filhos, entrosadas num todo cromático que transmite o equilíbrio do vinho, simultaneamente complexo, rico, elegante e harmonioso. 

Notas de Prova

Cor: Granada intensa a retinto

Aroma: Presença de frutos pretos bem maduros já muito bem entrosados com os aromas transmitidos pela tosta intensa das barricas de carvalho francês. O conjunto transmite um equilíbrio aromático complexo e marcante. Notas de especiarias e chocolate preto bem integradas nos restantes aromas.

Paladar: Muito macio, quente, encorpado, presença evidente de frutos negros e ameixa bem madura com excelente equilíbrio com a tosta da barrica. Ainda denota juventude, apesar do tempo de estágio, com taninos e a acidez presentes na prova. Final de prova notavelmente persistente, onde a complexidade e o equilíbrio são as características mais marcantes, com presença de notas da tosta da barrica, de chocolate preto e de especiarias.

Nota importante:

Este vinho deve ser decantado. Temperatura ideal de consumo: 18º C a 20º C.

Caso pretenda encomendar este vinho envie-nos um email para vinhos@casadesabicos.pt