Joaquim Madeira
TINTO
O Joaquim Madeira tinto é uma réplica do primeiro vinho que o seu autor criou em 1965, ainda em talhas tradicionais alentejanas, após concluir a formação académica. Produzido a partir de um blend de 14 castas provenientes de duas vinhas velhas da família, tem um perfil semelhante aos vinhos tradicionais do Alentejo da década de 60. As castas são as mesmas que compunham o primeiro Joaquim Madeira de 1965.
Após a fermentação conjunta das uvas em cubas troncocónicas, o vinho estagiou 15 meses em barricas novas de carvalho português com tosta plus, seguindo-se 3 anos de estágio em garrafa em câmara climatizada.
Apenas produzido em anos excepcionais em que as maturações homogéneas das 14 castas que o compõem permitem a co-fermentação, é um vinho bastante complexo e encorpado, com um perfil único. Este vinho foi apenas produzido nos anos de 2004, 2007 e 2011.
O rótulo do Joaquim Madeira resulta de uma aguarela original da sua mulher, Graça, que evoca terra e solo firme, como um espelho do carácter do seu autor e do corpo e estrutura do vinho.
Notas de Prova
Cor: Granada intensa a retinto
Aroma: Complexo, mistura de compotas, passas, chocolate preto, com notas de carvalho português.
Paladar: Macio, frutado, muito equilibrado onde as passas e as compotas se conjugam harmoniosamente com a tosta de carvalho português, num sabor muito peculiar que permanece no longo e persistente final de prova, juntamente com a excelente acidez.
Nota importante:
Este vinho deve ser decantado antes de ser tomado. Apresenta depósito.
Consumo/longevidade: 10 a 15 anos em local escuro e fresco (18º C)
Caso pretenda encomendar envie-nos um email para vinhos@casadesabicos.pt