VINHOS ALENTEJANOS
Os vinhos alentejanos que a Casa de Sabicos produz são criados essencialmente a partir de castas tradicionais existentes nas vinhas da família. São em regra resultantes da fermentação conjunta de castas (field blends), o que permite um maior equilíbrio e entrosamento das características de cada casta, conferindo um caráter distinto ao vinho.
As principais castas tintas são Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Touriga Nacional, Tinta Caiada, havendo ainda pequenas parcelas de Cabernet Sauvignon e Syrah.
Alguns vinhos tintos estagiam em barricas de carvalho francês ou nacional (de 6 a 18 meses) e em garrafa (por tempo variável, que pode ser vários anos) em câmara climatizada com temperatura constante.
As principais castas brancas são Arinto, Antão Vaz, Fernão Pires e ainda Chardonnay.
Os rótulos de todos os vinhos da Casa de Sabicos são criados a partir de aguarelas originais da produtora.
Alguns vinhos da Casa de Sabicos são produzidos em muito pequenas quantidades, quando e apenas em anos de maturação absolutamente excepcional.
É exemplo disso o Avó Sabica, até hoje apenas comercializada a produção de 2004, 2011 e 2013 (atualmente no mercado), ou o Joaquim Madeira Tinto, vinho de autor apenas produzidos em 2004, 2007 e 2011.
Joaquim Madeira, bisneto da Avó Sabica, foi o responsável pelos projectos de implantação das vinhas e pela sua condução. Foi ainda o criador dos vinhos tradicionais da Casa de Sabicos.A sua experiência ímpar nas áreas da viticultura e enologia imprime aos vinhos Casa de Sabicos características marcantes e diferenciadoras.
A tradição e a experiência acumulada ao longo dos anos, associada a rigorosos níveis de controlo ao longo da elaboração do vinho, contribui para a produção de vinhos alentejanos únicos e de elevada qualidade, reconhecidos com prémios nacionais e internacionais.