FREGUESIA DE MONTOITO
A Casa de Sabicos situa-se em Aldeias de Montoito, freguesia de Montoito, concelho de Redondo, distrito de Évora e detentora de foral do Rei D. Manuel I desde 25 de Outubro de 1517. Com mais de 800 anos de existência, Montoito é uma antiga comenda da Ordem de Malta.
É casa do Castelo de Valongo, reconstruído pela Ordem dos Templários após ter sido conquistado aos Mouros.
Faz parte integrante da sub-região de Reguengos da Denominação de Origem Vitivinícola do Alentejo, embora seja administrativamente pertencente à comarca de Redondo.
A introdução da vinha e do vinho no Alentejo perde-se no tempo.
Tardésios, Fenícios e Romanos são alguns dos povos a quem diversos historiadores atribuem essa responsabilidade. Para outros, os antecedentes da “vitis rupestris” sempre existiram.
É no período de ocupação romana que a viticultura no Alentejo começa a ter referências bibliográficas consistentes, destacando-se Platão e Columela.
Através dos tempos a viticultura é sempre referida como actividade agrícola no Alentejo.
HISTÓRIA
CASA DE VINHOS ALENTEJANOS
A Casa de Sabicos tem uma longa tradição familiar ligada aos vinhos Alentejanos, que remonta à segunda metade do século XIX.
A paixão da família pela produção de uvas e vinho começou com a Avó Sabica, que assumiu as atividades agrícolas da família após o falecimento do marido quando o mais novo dos seus oito filhos tinha apenas dois anos.
A decisão da Avó Sabica de introduzir a produção de uva e vinho como atividade agrícola regular inspirou seus filhos e as gerações seguintes e tornou-se um momento marcante para a família, incutindo o gosto pela produção de uvas e vinhos de qualidade, transmitido por cinco gerações.
Hoje, a Casa de Sabicos dá continuidade à tradição familiar de produção de vinhos Alentejanos de elevada qualidade.
Dois dos bisnetos da Avó Sabica assumiram a alma e o espírito da sua filosofia vitivinicola. Eles plantaram novas vinhas e construíram uma adega moderna com tecnologia avançada nas Aldeias de Montoito, no Alentejo.
Pela dedicação e respeito pela tradição, os Vinhos Alentejanos da Casa de Sabicos tornaram-se marcas reconhecidas entre os melhores vinhos Portugueses.
AS VINHAS
A Casa de Sabicos obtém uvas de várias vinhas na região do Alentejo, em Portugal. Isto permite tirar partido dos diversos microclimas de cada local dessas vinhas.
As vinhas apresentam solos calcários e graníticos vermelhos, castas tradicionais portuguesas e técnicas de poda, que contribuem para fazer alguns dos melhores vinhos Alentejanos.
A Casa de Sabicos segue rigorosamente as técnicas de Proteção Integrada em todas as vinhas, contribuindo para práticas agrícolas sustentáveis e ambientalmente responsáveis. O clima mediterrânico da região do Alentejo caracteriza-se por invernos chuvosos com uma média de 490 mm de precipitação e temperaturas máximas de 33ºC.
Os nossos sistemas de rega são imprescindíveis para compensar a falta de chuva durante a maturação, fundamental para a qualidade das uvas. Além disso, a baixa pluviosidade durante a vindima garante que as uvas entrem na adega em óptimas condições sanitárias.
Utilizando práticas agrícolas sustentáveis e aproveitando o terroir único da região do Alentejo, a Casa de Sabicos produz vinhos Alentejanos excepcionais, reconhecidos pela sua qualidade e sabor.
A ADEGA
Na Casa de Sabicos, a produção de vinhos alentejanos excepcionais começa com uma criteriosa selecção e manuseamento das uvas. Após a seleção, as uvas são conduzidas para a adega, onde passam por um processo de fermentação com temperatura controlada em cubas cónicas.
Este processo de fermentação preserva as características únicas de cada casta.
Um período de maceração também pode preceder a fermentação, dependendo do vinho desejado.
Para garantir a correta evolução do vinho e acompanhar o processo da fermentação, são realizadas análises sensoriais semanais e análises laboratoriais mensais.
Vários vinhos tintos são envelhecidos em barricas de carvalho - francês ou português - para adicionar profundidade e complexidade ao vinho.
Após o estágio em barricas de carvalho, os vinhos são engarrafados e iniciam um estágio adicional em câmara com temperatura controlada até estarem prontos para sair para o mercado.
A Casa de Sabicos orgulha-se do seu compromisso com a qualidade, empregando castas tradicionais e técnicas de fermentação, utilizando tecnologia moderna para produzir alguns dos melhores vinhos Alentejanos Portugueses.
Através da realização de análises sensoriais e laboratoriais e do envelhecimento dos seus vinhos em barricas de carvalho, a Casa de Sabicos produz vinhos Alentejanos equilibrados, gulosos e reconhecidos pela sua qualidade excecional.